Capital

 1. Apresenta um conceito de “riqueza”.

Riqueza é a acumulação de dinheiro, ativos financeiros e recursos económicos que uma pessoa possui. É medida pela diferença entre todo o património líquido que inclui ativos (propriedades ,investimentos..) e as dívidas. 
2. Distingue os novos-ricos dos novos pobres, relacionando-os com os conceitos de mobilidade social e desigualdade na repartição do rendimento.
Novos ricos são pessoas que adquiriram recentemente uma elevada quantia de riqueza, de forma substancial. Novos pobres são aqueles que anteriormente desfrutavam de um padrão de vida mais elevado, mas que perderam a riqueza, devido a circunstancias adversas, quer seja perda de emprego, quer dívidas elevadíssimas.

3. A revista Forbes publica anualmente listas das pessoas mais ricas do Mundo. Partindo destas, a Wikipédia indica os 10 mais ricos do Mundo desde 2000. Analisando os rankings de 2022 e 2023, refere:
a) se se verificaram muitas mudanças nos primeiros 5 lugares; 
Verificaram-se mudanças em todos os lugares. Da lista de 2023, em relação à de 2022, saiu Bill Gates e entrou Larry Ellison. Elon Musk, criador da SpaceX, Tesla e Paypal, desceu de 1º lugar para 2º. Bernard Arnault e sua família passaram de 3º com mais fortuna para primeiro lugar, com um aumento de quase 54 bilhões de dólares americanos.

b) o país dominante nas listas;
O país dominante são os EUA.

c) o interesse da indicação dos sectores de actividade.
Os principais setores de atividade são o comércio de artigos de luxo, tecnologias e comunicações.

4. Distingue riqueza de capital.
A riqueza que é mobilizada para o processo produtivo, com o objetivo de a reproduzir designa-se capital. Em termos práticos, capital é o conjunto de todos os fatores produtivos que são necessários para o desenvolvimento do processo produtivo, excetuando o trabalho.

5. Define os seguintes conceitos de capital: capital financeiro, capital técnico, capital circulante, capital fixo, capital social, capitais próprios, capital alheio, capital natural e capital humano.
Capital financeiro refere-se aos recursos e dinheiro utilizados para investir. Capital técnico são os recursos de natureza não-financeira usados na produção de bens e serviços. Capital circulante é a quantia de dinheiro e ativos líquidos que uma pessoa ou empresa possui e utiliza para sustentar as operações diárias. Capital fixo refere-se aos ativos de uma empresa que são destinados a serem usados a longo prazo na produção de bens e serviços. Capital social define-se como valor total investido pelos investidores ou acionistas da bolsa ou proprietários de uma empresa. Capital próprio e capital alheio são duas formas de finaciar uma empresa. Capital natural define-se como os recursos naturais e ecossistemas existentes na Terra e desempenham uma papel fundamental na sustenção de vida e da economia global. O capital humano refere-se ao conjunto de habilidades, experiências e competências que os indivíduos adquirem ao longo das suas vidas.

6. Utilizando as definições do ponto 5. classifica os seguintes itens:
a) recursos que um empresário mobilizou para a actividade produtiva
Capital financeiro
b) valores financeiros dos proprietários da empresa, afectados à produção
Capital próprio 
c) um empréstimo bancário que a empresa contraiu
Capital alheio 
d) maquinaria, edifícios, matérias-primas e matérias-subsidiárias empregues no processo produtivo
Capital técnico
e) maquinaria, edifícios, etc. que são utilizados em vários ciclos produtivos (durante vários anos)
Capital fixo e técnico
f) matérias-primas, que são incorporadas no produto acabado, participando num único ciclo produtivo
Capital circulante 
g) montante de recursos financeiros colocados à disposição de uma empresa pelos seus sócios
Capital social
h) recursos naturais
Capital natural
i) factor produtivo trabalho
Capital Humano 

7. “De acordo com as nossas estimativas, o número global de milionários ultrapassará os 85 milhões em 2027”. (pp. 41 do The Global wealth report 2023).
Consultando a Tabela 1 deste relatório (pp. 42) identifica os cinco países que ganharão mais milionários em 2027, face a 2022.

 O país que mais milionários ganhará em 2027, face a 2022, será a China. A China contava, em 2022, com 6,231 milionários e contará, em 2027, com 13,197 mil, ou seja, mais 6966 mil milionários em 2027 do que em 2022. 
    Seguem- se os Estados Unidos, que em 2022 tinham 22,710 mil milionários e em 2027 terá 26,367 mil, passando a haver mais 3657 mil milionários. 
    Em 2022, o Reino Unido tinha 2,556 mil milionários e em 2027 passará a ter 4,750 mil, havendo um gigantesco aumento no valor de 2194 mil milionários. 
    O Canadá registará um aumento de 1278 mil milionários, de 2022 a 2027. Em 2022 contava com 2,032 mil milionários em em 2027 contará com 3,310 mil.
    A França terá mais 1210 mil milionários, em 2027 , que serão 4,031 mil milionários, face a 2022, que eram 2,821 mil milionários.










Comentários